O que saber sobre as Auroras Boreais

by - abril 17, 2019


Já viste? Como são? Quando é que aparecem? Têm uma zona ou hora específica? - são algumas das questões que me colocam quando se fala em Auroras Boreais. Decidi então, finalmente, trazer-vos um guia sobre as Auroras Boreais para se começaram a preparar caso pretendam vir à Islândia em busca delas.

O que são as Auroras Boreais (ou, também conhecidas como, Northern Lights)?
Eu não sou nenhuma cientista mas desde que vim para a Islândia, acabei por aprender mais sobre a sua formação. De uma forma muito simplificada, as Auroras Boreais são um fenómeno criado pela entrada de partículas solares no campo magnético da Terra. A intensidade delas depende da velocidade em que chegam essas partículas e a temperatura em que está a atmosfera. Se quiserem uma explicação mais científica, recomendo-vos a ver este vídeo:


Quais as condições ideais para ver as Auroras Boreais?
Nem todos os dias são iguais e, mesmo que se esteja atento à previsão das Auroras, nunca é garantido que será uma boa noite. Existem factores que influenciam as Auroras, sendo eles:
  • Apenas aparecem de noite e, idealmente, noite cerrada. Quando está lua cheia há menos possibilidades de as ver
  • Luzes artificiais vão dissipá-las. Por luzes artificiais entenda-se essencialmente luzes da cidade tais como prédios, candeeiros de rua, faróis dos carros, entre outros
  • Pela razão acima, é sempre melhor ir para locais "desertos", fora das cidades
  • O céu deve estar limpo, ou seja, se houver nuvens é muito mais difícil conseguir vê-las
  • Forte actividade solar, isto é, intensidade das explosões solares e velocidade das partículas expelidas
  • A melhor época é entre Setembro e Abril, meses em que ainda há noite (horas nocturnas, por assim dizer)
Quais os melhores lugares para ver as Auroras Boreais?
Como referi acima, tudo o que seja fora das cidades é o ideal. Eu recomendo praias, cascatas e montanhas mas, atenção, sem colocar a vossa vida em perigo!

Algumas curiosidades:
  • "Caçar" Auroras Boreais é uma actividade de muita paciência - não existe uma hora nem um local específico. Os melhores lugares vão também depender se estão com muita cobertura de nuvens ou não mas, relativamente à hora, é mesmo uma questão de esperar
  • Adoram dançar - as Auroras mais bonitas são aquelas que dançam. Aparecem no céu a fazer efeitos como se estivessem a dançar. Também há aquelas mais preguiçosas que são apenas um rasgo no céu mas ali estão, paradas até que depois desaparecem
  • As Auroras têm 4 cores - verde, vermelho, roxo e azul. A mais comum é o verde e considerem-se uns sortudos se conseguirem ver as outras cores. Eu ainda não vi!
  • Gostam imenso de jogar às escondidas - não demorem a tirar fotografias, pois num segundo elas estão lá mas no outro já não
  • Nem sempre são vistas a olho nu - às vezes olha-se para o céu e vêem-se manchas que mais parecem nuvens. Em caso de dúvida, tirem fotografia. A vossa máquina fotográfica ou telemóvel irá dizer-vos se é ou não uma Aurora
Material necessário para tirar fotografias de fazer inveja:
  • Máquina fotográfica/Telemóvel
  • Tripé
A qualidade e a beleza da foto vai depender também dos settings que vocês definem de acordo com o que pretendem obter. Acreditem, modo automático não vai funcionar (pelo menos comigo não dá).

Melhores países para se ver Auroras Boreais:
Muitos vêm à Islândia em busca das Auroras mas este país maravilhoso não é o único onde é possível vê-las. Se vierem à Islândia e não tiverem essa sorte, podem sempre voltar mais tarde ou então fazer uma visita à Noruega, Suécia, Finlândia, Canadá ou ao Alasca.

A época das Auroras na Islândia está quase dada por terminada. Os últimos dias não têm sido favoráveis e daqui para a frente vai ser muito mais difícil pois os dias começam a ser cada vez mais longos. No entanto, há sempre novas oportunidades a partir de Setembro. Até lá, podem começar a ver voos e planear a vossa viagem até este país que é mais do que maravilhoso.

Também Podes Gostar De

0 coments